sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reflexões Lítero-Musicais #1

Nada mais esquizofrênico que Shopping Center. Lugar que amamos odiar adorando, sem muitas vezes saber porque estamos sempre pondo nossos pés por lá. Coisa muito comum e inevitável de acontecer numa cidade cujas opções de lazer se resumem a praia, shopping ou barzinho. No último feriado inclusive, tivemos um prenúncio de fim do mundo, que deixou os habitantes da capital Caeté se sentindo como  personagens de Resident Evil ou Eu Sou a Lenda. Todos os shopping fechados e dia sem sol. Assim, por eliminação, enquanto alguns esperavam o pôr do sol pra interagir com as criaturas da noite a partir do catalizador social universal (ou simplesmente "mé", como diria Antônio Carlos) outros promoviam uma série de suicídios coletivos pela cidade a partir de pontos clássicos para essa opção, como por exemplo nosso querido clássico Edifício Breda.

Voltemos no entanto ao tema principal do post  pois tenho essa mania irritante de  fazer ALT+TAB cerebral e fugir do assunto o tempo todo (esqueçam o comentário se não trabalharem muito com computador mas é que uso muito essa expressão). Nessa semana tivemos a inauguração de um novo complexo de salas de cinema que vem a oferecer mais opções de lazer no que tange a sétima arte por aqui. Esse fato, junto com a estréia do último episódio da saga quase infinita de Harry Potter (que só perde em capítulos para as séries Sexta Feira 13 e Cavaleiros do Zodíaco), acabou populando ainda mais esse que é um dos pontos de encontro mais utilizados pela sociedade atual. Assim, como tive que resolver assuntos por lá, comecei a observar  as características desse bioma e os espécimes que o ocupam, acabando por notar como poderia ser interessante uma reflexão Lítero-musical sobre o tema. Sigamos então ...

O barulho coletivo das multidões se propaga por tetos cada vez mais altos e claros que equilibram a visão claustrofóbica de corredores acelerados, escadas em câmera lenta e o cheiro simultaneamente selvagem e cosmopolita da  junk food  que sintetiza com fidelidade a "limpeza suja" de um shopping center. No entanto, além do som provocado por seus habitantes, podemos também dizer que trilhas sonoras características podem ser detectadas para cada uma das inúmeras áreas desse lugar, como citamos a seguir:
  •  A elegância do Jazz Levemente Nervoso e aparentemente sem sentido dos toaletes para ajudar na fluidez de nossos problemas e que ainda é contraposto com o banho de gato de funcionários de algumas lojas que se aproveitam dos horários de menos pico para revelarem outras funções para as pias e secadores de mão e se sentirem menos destruídos pelo ritmo de trabalho tão Hardcore
  • O infinitesimalmente cruel Punk Rock Infantil dos ambientes frenéticos de Game Station. Ritmo desenvolvido cuidadosamente em laboratório e hoje utilizado mundialmente pelos pais, que fazem seus filhos cada vez mais hiperativos gastarem suas energias como se não houvesse amanhã, para depois dormirem como anjos em casa.
  • As músicas Pop Chiclete Consumista, usadas principalmente em grandes lojas âncora de departamento que tanto hipnotiza  as pessoas fazendo-as mais uma vez abraçar o demônio gastador (sempre acabo falando nele :) ) e enfrentando filas enormes para abandonar velhas peças novas (abarrotadas em casa) por novas peças velhas (em breve nas ruas e vitrines).
  • O Tecno Pseudo Descolado das lojas esportivas e/ou principalmente franquias de venda de óculos escuros (ou eyewear, como eles preferem) que fazem seus vendedores pularem, dar cambalhotas, dançar e sorrir sem parar para os clientes, tentando virar nossos amigos de longa data em segundos e passar a mensagem de que só seremos felizes como eles se comprarmos seus produtos.
Enfim, seriam muitas trilhas sonoras mas devo ficar por aqui pois o objetivo dos textos nesse espaço é nunca ser muito grande e além disso, já está tocando em minha cabeça a música de ir embora. Igual aquela quando o Shopping vai fechar, você já ouviu? Um horror ...  Até  a próxima! :)

10 comentários:

  1. Adorei André, já estou te seguindo. Gostei de sua autobio e tem mesmo a veia de seu pai, é necessário dar esta continuidade. E te digo uma coisa vou tirar muitas idéias deste Blog com a sua permissão. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vlw Rodrigo! Tem toda permissão meu velho! []s

    ResponderExcluir
  3. Oi Prof André, adorei suas palavras, me fizeram refletir quando fui funcionária de shopping e, cliente hoje. As músicas e características que vc atribuiu foram ótimas. Parabéns!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou Aninha. Sucesso pra vc tmb!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Grande Mega. Gosto muito dos seus posts. Parabéns! Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Brow, parabéns por mais um texto leve e descontraído. Interessante essa sua mistura de linguagem rebuscada com a popular, enriquecendo ainda mais o texto. E aquela musiquinha de fechamento do shopping mais parece o toque do FANTASTISCO aos domingos: "hora de morfar".
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Boa Garoto, voce devia escrever algo sobre o fantastico mundo de BOB das redes sociais ...
    Abraços 02

    ResponderExcluir
  8. Hum, gostei da idéia brother. Vou matutar sobre o assunto! []s do 06 !!! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi, André...

    Se tu não sabes, sou um entusiasta dos bons textos; textos com sabor de frutas deliciosas, nos quais me deleito ao prová-los. No próximo texto estou esperando uma apetitosa "Inflorescência formada de uma haste de crescimento indefinido, e que tem, aos lados, pedúnculos florais dispostos alternadamente", ou seja, um cacho de uvas...

    Obrigado pelo lanche
    Frede Mesquita

    ResponderExcluir
  10. Poxa brother! Vc conseguiu viajar mais do que eu :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...