domingo, 18 de setembro de 2011

Figuras de Nosso Estado #6

A série que parece nunca ter fim está de volta depois de um hiato de algumas semanas preenchidas por posts sobre outros assuntos, já que o Capim também cresce em outras direções. Para aqueles que moram no bairro da Ponta Grossa, subúrbio de Maceió, não é muita novidade ler algo sobre Lobão. Só que não estou me referindo ao cantor/apresentador e agora também escritor de uma autobiografia que já virou BestsellerNo entanto, além de se parecer fisicamente com o artista carioca, Anivaldo Luiz da Silva, também pode ser considerado um profissional muito polêmico nas atividades que exerce, uma vez que podemos classificá-lo como um performer empreendedor multimídia e não se assustem com o excesso de termos pois é uma tarefa bem difícil adjetivar seus trabalhos.

Lobão é o fundador da Morango Filmes, uma produtora alagoana de filmes pornográficos amadores que já disponibilizou no mercado informal, várias obras de títulos impagáveis (muito regionalistas e que divulgam vários bairros da cidade) mas impublicáveis para esse espaço e que podem ter seus trailers encontrados (para aqueles com uma maior curiosidade antropológica) com muita facilidade na web. Os filmes da Morango não dispõe de muita verba para produção e Lobão conta com um cast de amigos e/ou garotas de programa (digamos, eufemisticamente, de agenda não muito cheia) recrutado, dirigido e filmado por ele mesmo com uma câmera amadora que "eterniza" cenas que, quando posteriormente editadas, são postas para venda por ele mesmo em tablados improvisados na famosa feira Guedes Miranda  ou na clássica praça Deodoro, no centro da cidade.  As vendas de seus filmes, que segundo ele (que leva seu trabalho muito a sério) só não são mais rentáveis por falta de mais recursos financeiros, serve ainda para manter ativo o funcionamento de sua outra empreitada: A posição de líder e vocalista da  já lendária banda de brega-rock alternativo Cheiro de Calcinha. Não é a toa que, ao comprar os DVDs da Morango, o cliente ainda leva de bônus os clipes da banda cujo trabalho já apareceu inclusive no quadro "Garagem" do programa do Faustão.

Além de sua incursão nos extremos das sete artes, Lobão também se aventurou no meio político, concorrendo pelo PSB a vereador de Maceió e conseguindo uma expressiva votação com mais de dois mil votos, que deixou para trás muitos nomes famosos na cena política da cidade. Resposta comum em uma país que acredita cada vez menos na administração pública e tenta se manifestar através de votos de protesto. Ainda assim, foi muito bom Lobão não ter ganho. Ganharíamos mais um político despreparado para perder uma figura que merece um outro destino nesse palco que é a vida. Uso assim das palavras do próprio Lobão em tom profético para encerrar o post e prometer outras figuras em breve:
“Nasci para ser artista e homem do mundo do entretenimento, não vou desistir de jeito nenhum. Ainda irão ouvir falar muito de mim”
Acrescento ainda, para os leitores mais novos do Capim, o convite para visitar os outros cinco personagens da série.
Até a próxima. :)

6 comentários:

  1. Lobão é figuraça, pra mim é folclórico até, rsrsrs. Mas não voto nele não. Né por nada não, mas não acredito em voto de protesto (só serve pra angariar votos pro partido alavancar eleição de uns malas). E pense numa pessoa educada! É, Lobão! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Também não voto assim Anne. Ainda bem né? Se não o Palhaço Pirulito já teria ganho tmb. Bom sempre ver vc por aqui. ;)

    ResponderExcluir
  3. André, parabéns pela iniciativa!
    gostei muito do Blog.
    Tem uns caras da Ufal que tinham uma banda que abriram um show da cheiro de calcinha, tá ligado?

    ResponderExcluir
  4. Aê Banda! Legal te ver por aqui meu amigo! :)

    ResponderExcluir
  5. André, gostei muito dessa série. Acho difícil haver um fim definitivo para ela.
    Gostei do texto sobre o Lobão, realmente é uma figuraça.
    Olha, um personagem superinteressante de Maceió (e da Ponta Grossa) é o inoxidável "Arrocha, Negada", sempre perseguido por "eles" (a "superestrutura" tão falada naquele nosso antigo trampo). "Eles" não o permitem publicar as verdades que o mundo precisa ouvir (segundo o próprio). Pena não saber muita coisa sobre o Arrocha; é um personagem e tanto...

    ResponderExcluir
  6. Pois é brother, figura não falta e principalmente em nosso bairro. No entanto não conhecia esse que vc citou. Grande []!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...