sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Esculpindo em Espelhos


Um latejante princípio de dor de cabeça se antecipa em segundos ao impiedoso ataque sonoro da cigarra disparado pelo assistente de apoio ao ensino. Músculos cansados e reflexos descalibrados pela extenuante jornada de trabalho, já em seu segundo semestre de mais um ano letivo, parecem que dessa vez não irão responder, como em tempos atrás. Ledo engano ... O levantar e juntar dos materiais de trabalho ora espalhados pela velha mesa com marcas de caligrafia faz com que suas forças se manifestem mais uma vez quando o dever os chama.

Suas saídas rumo à sala de aula trazem o ar que faltava para completar a simbiose. Pessoas aparentemente comuns, como outras quaisquer, transvestem-se em arautos da mais nobre das artes. Pegadas, diferentes das demais, traçam velhos caminhos em corredores apertados, barulhentos e de tantas cores quanto os filmes de Almodóvar, gerando vibrações que se misturam a olhares revestidos dos mais variados sentidos em suas direções: Admiração por seus conhecimentos, paixão pela forte presença de espírito, entusiamo por sua eloquência,  gratidão pelos incentivos e tantos outros sentimentos que se dispersam pelo mar de semblantes na multidão.

Segurados ao lado do corpo, livros são seus escudos e pincéis atômicos seus sabres de luz. Armas de defesa no eterno combate do saber contra um cenário de escuridão cada vez mais assombroso e já observado aqui mesmo em posts anteriores. Seus encontros com os quadros, antes negros ou verdes com marcas de giz, agora refletem como espelhos num branco brilhante, a imagem de seus conhecimentos usados como matéria-prima para lapidar novos profissionais e esculpir novas carreiras que serão embasadas por Fayol, Taylor e Ford, Hipócrates, Newton, Aristóteles, TuringJean Piaget e tantos outros nomes de uma lista tão extensa quanto as notas, presenças e diários de aula aguardando cadastro no sistema acadêmico. Universidades, faculdades, cursinhos pré-vestibular, escolas de nível médio e fundamental, aulas para concurso ou de reforço, que antropofagicamente são consumidas por alunos, dispersos em turmas pequenas ou compactamente unidas pela microfonia em auditórios lotados.  Talvez nem saibam eles, são metade do combustível nesse mutualismo tão cheio de dualidades que acaba servindo de principal elemento motivador para guerreiros silenciosos na busca de um mundo melhor, com pessoas melhores, pessoas com educação. De repente, um novo aviso sonoro varre os corredores, agora já vazios, cujas luzes gradualmente vão se apagando ao som do molho de chaves e trancar das portas. Começamos de novo amanhã ...

Essa foi a homenagem do Capim no Meio Fio à mais bela das profissões.
Um Feliz 15 de Outubro. Dia dos Professores.

10 comentários:

  1. Muito obrigada! Belas palavras, viu? Parece que seus professores fizeram um excelente trabalho, hehe! Me emocionei com o desfecho do seu texto: "Talvez nem saibam eles, são metade do combustível nesse mutualismo tão cheio de dualidades que acaba servindo de principal elemento motivador para guerreiros silenciosos na busca de um mundo melhor, com pessoas melhores, pessoas com educação. Um novo aviso sonoro varre os corredores, agora vazios, cujas luzes gradualmente vão se apagando ao som do molho de chaves e trancar das portas. Começamos de novo amanhã ..."

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns André! Sempre textos inteligentes e ótimos de ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto. Aliás você é um grande MESTRE e amigo de empresa que muito admiro. É observando estes diferenciais em sua atuação que o percebo respeitado e admirado por seus discentes. Acredito que sua escultura nunca chegará ao fim e é o que desejo a ti por sempre repaginar e fazer seu lado direito do cérebro se exercitar com muita classe e primor.
    Belas reflexões e de antemão já aviso que me apropriarei de suas palavras para homenagiar aos colegas da "casa". Feliz dia do professor!
    Carla Karina

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas palavras Carlinha. Quero que saibas que também te admiro bastante e fico feliz em tê-la como colega de trabalho. Até segunda, quando a jornada continua. :)

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, Dezito. A responsabilidade do professor transcende a de outras profissões, pois forma cidadãos para a vida e, muitas vezes, faz o papel de construir valores morais - responsabilidade que anda negligenciada por tantas famílias. O professor é um profissional que merece respeito e valorização financeira e investimento no seu potencial.

    ResponderExcluir
  6. Caprichou no vocabulário :) A língua pátria agradece a sua aplicação em textos tão belos!!
    FELIZ Dia do Professor para todos que fazem dessa profissão uma missão em suas vidas e lutam pelo maior nivelamento educacional dessa sociedade alagoana tão carente de estudos e leituras. Já perceberam que as livrarias em Maceió, infelizmente, não demoram muito tempo para fecharem suas portas...

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhores que já li aqui. Parabéns Aranha.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que é impossível reconhecer completamente o trabalho de um professor até se estar ali na frente de uma turma, desafiando e sendo desafiado diariamente.

    Parabéns a todos nós, bro!!

    Abração,
    Fábio

    ResponderExcluir
  9. André, seu blog é muito interessante, criativo e os textos são bem escritos.
    A timidez espressada em seu perfil não parece em nada com sua competência e ousadia.
    Parabéns!!

    Jeane Bomfim

    ResponderExcluir
  10. Obrigado querida. Apareça outras vezes por aqui quando puder. []s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...