sábado, 11 de junho de 2011

Figuras de nosso Estado #5

O pé de horizonte distorcido pelo mormaço que beija nossas calçadas e pistas de asfalto pela manhã se encontra com as pegadas daquele que finaliza (dessa vez acredito que terminei) nossa série de posts "Figuras de nosso Estado". Afinal, não tinha como fechar esse ciclo* sem esse tributo a Maique Taison!!!!
Sim, muitos o chamam desse jeito por aqui (decidi usar essa grafia coloquial para não haver confusão nas menções que fizer ao xará não menos famoso de Maique) por conta de sua semelhança com o pugilista Norte-Americano Mike Tyson , cuja carreira brilhante nos ringues foi encerrada de forma fatítica e deprimente quando este decidiu se perpetuar com a alcunha de comedor de sushi de orelha em seu último combate contra Evander Holyfield. Esta prática antropofágica, inclusive, é seguida até hoje por alguns de seus colegas de profissão e outras figuras de nosso belíssimo cenário político.
No entanto, nosso objetivo é falar hoje sobre Maique. Algo tão difícil quanto entender o porquê dele estar nesse post, uma vez que ele não se destaca por nenhum talento em especial, como era o caso de cada um dos personagens anteriores da série iniciada nesse BLOG. Maique não canta, não dança, não vende nenhum produto e não faz questão de bater papo nem fazer graça pra ninguém. Maique faz apenas uma coisa: Ele simplesmente ... anda.

Acho que, em ao menos uma das manhãs nas vidas de todos que já tenham passado pelos arredores de nossos bairros praianos, a figura é mais do que conhecida. Ele marcha solitário, com passadas firmes, decididas e cheias de atitude. Fica falando consigo mesmo, balançado a cabeça e resmungando contra seus fantasmas internos. Além disso, os visuais variam bastante. Pode ser tanto o já clássico (e mais adotado) estilo Incrível Hulk (como na foto)  como variações ousadas de acordo com roupas que ele deve descolar nos brechós alternativos da vida.  Já vimos Maique de macacão sem camisa, moleton com um perna só levantada, calça cotton cor de rosa e até mesmo mini-saia por cima de calças apertadas. O penteado também já variou bastante: Moicano (muito antes do Neymar), Máquina 1, Black Power e atualmente Semi-careca com luzes em tom de coco queimado. O mais fantástico é que seus visuais podem até mudar com frequência e fugir de qualquer tipo de padrão comportamental de forma efêmera e esquizofrênica mas sua a postura continua a mesma: Incólume ... Perfeita ... Inquebrável.

O tempo passa rápido. Muito rápido. Rápido de forma tão lancinante e sofrida que, aos poucos, marcas e cicatrizes podem transparecer, resultantes da constante sobrevivência a tantas intempéries da vida. Só que não estou falando de Maique Taison. Estou falando de muitos de nós. Muitos que têm de tudo mas estão sempre vazios por dentro. Vagando sem rumo, sem idéias próprias e qualquer noção do que deve ser feito da própria existência, identificados apenas pelo seu pobre radar coletivo. As  dúvidas sempre serão muitas, as quedas diversas, as pancadas e desilusões também existirão, mas a certeza nunca deixa de ser uma só: Assim como Maique e o Johnnie do Whisky ... Keep walking.

*Além de vários contratempos que me fizeram abandonar meus posts nesses últimos dias, vivi nesse hiato de postagens um pequeno dilema relacionado à condução do andamento desse BLOG. Adiar o fechamento da série "Figuras de nosso Estado" e voltar para posts sobre outros assuntos que já tratava anteriormente ou finalizar com essa figura que eu ainda queria descrever? O grande problema era que não tinha uma foto sequer de Maique Taison na WEB . Nem Google nem ninguém encontrava sua versão digital e não achava justo publicar esse post sem isso. De repente, quando já estava desistindo e partindo para outr post, consegui essa foto e o projeto voltou.. É isso aí! Além de promover o ato de escrever e de ler, o Capim também assumiu um víes de reportagem investigativa ... tudo em nome da cultura local. :)

10 comentários:

  1. Mega, tudo de bom... Está uma delícia ler seus posts (apesar que não leio todos; não por falta de voltade...). Gostei muito do último paragráfo.
    Um abraço do amigo distante,
    Atílio

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, Maique Taison é um intelectual frustrado pela falta de oportunidade na vida. Qualquer dia trocarei uma idéia com ele, por que ao contrário do que pode parecer, ele é um cara com sensibilidade, uma energia boa, que transmite sensação de paz... quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma publicação maravilhosa.
    Parabéns!
    Um abraço da admiradora.

    ResponderExcluir
  4. Imagino como deve ser complicado criar uma série, ganhar uma identidade com ela, ter que avaliar se ainda existe matéria-prima suficiente, e decidir dar ou não continuidade.
    A foto do Maique aos 45 do 2o tempo, de forma inesperada, talvez seja um sinal para que você mantenha esta série "Registro Cultural/Investigativa" desses seres peculiares que o nosso estado é tão bem servido.
    Mais uma vez, parabéns, irmãozinho. Keep writing...

    ResponderExcluir
  5. Keep writing é massa, kkk!
    Confesso que esse eu não conhecia não. Talvez por ser do outro lado da cidade: Salvador Lira, à época e do outro lado do país agora. Quanto ao que tá apenas impresso, se quiser manda a imagem que eu ajudo a transformar em texto.
    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Tmb adorei o "Keep Writing". Vou usar como mantra. :)

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa série! Muito cultural, multicultural, fantástico! "Keep writing"!

    ResponderExcluir
  8. Quem quiser ver o Maique basta ir todos os dias, após as 18h, ao lado da panificação Mangabeiras, em frente a Mangabeiras Veículos. Sempre que vejo a seguinte pergunta vem a minha cabeça: como alguém pode viver assim por tanto tempo? Lembro do Maique muito antes de conhecer o Josias, isso há uns dez anos atrás.
    Esse artigo nos faz refletir sobre a nossa vida, sobre o quanto somos abençoados por Deus e não valorizamos as pessoas, o trabalho e a VIDA que temos! Como disse meu ilustre poeta e amigo André “o tempo passa rápido” e quando a gente percebe já foi... e nada mais se pode fazer. A vida é curta e não dá pra errar tanto assim!
    Parabéns André! Na minha opinião esse foi um dos melhores textos produzidos por você! Brilhante!

    ResponderExcluir
  9. Ei! Assim fico com vergonha ... :) Obrigado querida. Continue seguindo o Capim crescer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...