segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quando parece que vai acabar

Há cerca de uma semana, Marcelo Jeneci, Laura Lavieiri e banda tocaram de forma bem modesta e intimista na cidade de Recife, aqui pertinho de nós. Infelizmente, descobri isso apenas algumas semanas depois de  ser apresentado "musicalmente" a esse formidável trabalho por intermédio de grandes amigos nossos do sul do país. Porém, depois fazer algumas ligações para outros amigos (esses moradores da Veneza Brasileira) descobrimos que todos os ingressos haviam se esgotado, horas depois de anunciado o show (diga-se de passagem, de forma bem modesta e despretensiosa, unicamente através da WEB e redes sociais). Assim, tivemos que desarrumar as malas velhas de guerra, que já estavam quase prontas, achando que pouca gente (ou quase ninguém) conhecia o maravilhoso trabalho do artista paulista (filho de pernambucanos) que lançou no fim do ano passado seu primeiro álbum, "feito pra acabar".
Durante sua infância e adolescência, Jeneci consumia as músicas de Roberto Carlos, Alceu Valença, Jean-Michael Jarre e trilha sonoras de cinema enquanto, paralelamente, observava seu pai consertar instrumentos musicais de artistas como Dominguinhos (que deu a ele seu primeiro acordeon) e outros grandes nomes da música nacional. Aos 17 anos, surgiu a chance excursionar na Europa com a banda de Chico César, uma oportunidade agarrada que o levou para um caminho sem volta. Além dessa experiência, a participação em trabalhos de Arnaldo Antunes, Elza Soares e Vanessa da Mata, para quem ele compôs um de seus grandes sucessos, amadureceu um futuro compositor, que tempos depois, ouvindo o maravilhoso álbum "Ventura" dos Los Hermanos decidiu que deveria  comprar um violão e começar a compor.
Nasceu assim, no final de 2010, " feito pra acabar". Imaginem uma mistura dos sons Arnaldo Antunes, Los Hermanos, Roberto Carlos e tudo que há (ou houve) de bom no então carente e agonizante pop/rock nacional. No entanto, seria muito injusto falar apenas de Jeneci (apesar dele ser o compositor, músico, líder e tudo mais) nesse grande marco musical. Laura Lavieiri é sua parceira musical e canta com seu esplendoroso timbre vocal em várias músicas com o artista, segurando ainda a responsabilidade sozinha com maestria em algumas momentos marcantes do álbum (como é o caso da faixa Longe). Sou suspeito para falar pois prefiro muito mais ouvir músicas com vocais femininos (sejam esses em dupla, docemente inocentes ou liricamente poderosospara esse tipo de estilo musical mas o que essa moça faz abrilhanta ainda o grande trabalho de Jeneci. Tanto que já se cogita que o próximo trabalho terá os nomes dos dois, diante da sintonia de suas performances.
Como diz o título do post, estava começando a achar que nada mais iria empolgar musicalmente em termos nacionais e meus ouvidos vinham vivendo de passado mais do que o Edson Arantes. Ainda bem que a vida sempre nos prega essas peças mostrando como tudo pode ter um recomeço e renovação. Para aqueles que queiram conhecer esse belo trabalho, comecem pelas músicas Felicidade, Café com Leite de Rosas, Pra Sonhar e Dar-te-ei, deixando como a cereja do bolo a última faixa que dá título ao trabalho ... "Feito pra Acabar"

Se o mundo estiver acabando um dia, vou querer ir embora ouvindo essa canção ... Perfeita.

4 comentários:

  1. Eba, dica musical!!! Me diga uma coisa, onde posso ouvir o som deles??? Confesso que não fui atrás dos links não, rs. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ei, finalmente deu sinal de vida. Vou mandar os links para ouvir o CD inteiro por email. Saudades de tu! :)

    ResponderExcluir
  3. Até agora, só escutei uma no youtube. Muito bom. Outro dia, sem querer, escutei Tiê. Vale a pena também. Procure no Youtube.
    PS.: a voz de Laura Lavieiri é "magicamente" suave!

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente for se encontrar de novo me lembre de passar o álbum inteiro. A Laura é realmente maravilhosa. Pelo que li na WEB, o próximo álbum vai ter o nome dos dois. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...