segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Emancipe sua Mente

Dezesseis de Setembro.
Em dias de Emancipação, celebremos aqueles que ainda lutam por nossas cores. Pelo vermelho do sangue do Guerreiro, que jorra pelas veias das fitas que balançam ao vento e refletem nos espelhos a identidade do ontem que ainda quer ser amanhã. Pelo branco encorpado da Chegança, que no vinco afiado do terno do marujo aprumado, nos abraça devagar e vai chamando pra o mar. Pelo azul desse mar que sussurrou certa vez num gracejo pra o céu: "Vamos ser um só azul nos beijando logo ali onde a vista acabar?"

Pelas cores do Boi que balança, na magia do apito e se curva, sem se rebaixar, diante da força do nobre cajado pedindo licença quando vai passar.  Pelas cores da força do Maracatu. Na poesia, na dor e no amor do tambor, no estalo daquele agogô, no suor de uma marcação e nos calos da mão, abraçando aqueles gritam: "Eu não paro de sonhar! Não senhor! Paro não!". É a voz em defesa da arte que não pode falar.

Ter identidade não é se fechar para tudo. É ser visionário sem deixar de andar com o pé desnudo, pedindo que o calcanhar do juízo rache de tanto caminhar, somente para aprender quem de fato é você. É se permitir ser ingênuo e ainda ser sabido. É se valorizar sem tomar partido. É fatiar esse Estado como um tabuleiro de quebra-queixo e sentir quando a memória, meio assim de repente, quer de novo falhar. Pois não deixe falhar!!! Acenda com gosto a luz fraca desse candeeiro que a chama traz de volta as nossas três cores. Elas virão de novo com Diana, Mestra e Contra-Mestra. Voltam num passo macio, beijando o chão de sandálias e louvando no cantar a mensagem do pandeiro que sopra em nossos ouvidos: Quebre as correntes da mesmice! Somos ricos demais! Somos Alagoanos!!!

Nota: Alagoas é o Estado com a maior diversificação em folguedos. Segundo os estudiosos do folclore, são vinte e nove folguedos e danças genuinamente alagoanas. Valorize seu Estado e descubra que a sombra do muro do vizinho é boa mas o nosso sol pode ser ainda melhor. Feliz Aniversário Alagoas!!!!




4 comentários:

  1. Obrigado... voltou em boa hora como um ótimo "seja bem-vindo de volta".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá voltando hein Maju?!? Vai ser muito bom ter vcs de volta. Contando os dias. ;)

      Excluir
  2. Parabéns, alagoanos! :-D

    Brincadeiras a parte, eu sou dos que crê que a valorização e divulgação da sua cultura, é o que forma um povo com amor e respeito pela sua terra.

    Parabéns, bro, por mais um belo e elucidativo texto!

    Morenão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...