terça-feira, 12 de abril de 2011

Livro do mês: Março

O atraso desse post já começa pelo título, uma vez que o mês de março já acabou e ainda nem terminei o livro. No entanto, existe uma explicação para isso: Apostei em um tijolo de quase 800 páginas para me entreter nas próximas semanas. E a aposta não poderia ser ruim: A biografia autorizada de um dos mais criativos artistas que já surgiram nesse planeta: Sir Paul McCartney.
O livro é fantástico (ainda nem terminei, chegando na metade somente agora). Além de retratar com maestria a infância  e adolescência de Paul em Liverpool, o que estou achando de mais legal é que existem vários trechos onde o próprio artista descreve como foi o processo de composição das principais músicas junto com seu parceiro de criação John Lennon. Para quem sabe tocar algum instrumento musical (o que não é o meu caso :( ) é ainda mais fascinante pois além de mencionar as histórias que deram o insight para as letras, Paul conta sobre suas técnicas de composição (e algumas de John também)
Além disso, o livro retrata indiretamente uma parte do cenário artístico dos brilhantes anos 60 na Grã-bretanha (e um pouco nos EUA) falando de moda, artes plásticas, literatura, fotografia, rádio, poesia, cinema. Muitos dos capítulos do livro são dedicados aos álbuns dos Beatles. Principalmente aos mais marcantes, como o Sgt Peppers e o álbum branco. O autor, Barry Miles, é amigo de longa data de McCartney e tem em seu portfólio outras obras muito interssantes e de gênero similar como a história do Pink Floyd,  de Bob Dylan, da invasão cultural dos britânicos na década de 60 e outros títulos (Não estou fazendo propaganda dessa livraria. Foi apenas o lugar que achei mais rápido essas obras :) ). Como, infelizmente não tenho tempo para ler o tanto que gostaria todos os dias, passei do mês de março e ainda estou com ele. O livro é tão especial que devo dedicar outro post ao mesmo depois que términá-lo. Recomendadíssimo aos amigos e a todos que curtem o tema!!!

Postado ao som de: Beatles ... claro :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...