quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cúmulos, crônicas e conexões

“Atenção srs passageiros do vôo 5832  com destino a Belo horizonte e demais conexões.  Dirijam-se imediatamente ao portão de nº 9. Passagem preferencial para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de cartão de fidelidade mega master golden plus”
Ao ouvir essa chamada em nosso portão de embarque e verificar que ainda não era nosso vôo e que sequer tinham começado a chamar os passageiros de nossa “categoria” , decidi que o melhor a fazer era continuar observando a vida dos outros e começar a escrever para passar o tempo.

Na sala de espera, a equipe de comissários e aeromoças ainda estava na fase intermediária do que chamo de “metamorfose aérea”. Adoro observar como eles ficam descontraídos conversando entre seus colegas da mesma espécie. Contam piadas, falam gírias,  alguns com cara de saco cheio, outros olhando torpedos no celular (já vi até uma comissária tirando catôta uma vez ... juro) e de repente, quando nos recebem no avião se transformam. Aquele sorriso esticado no melhor estilo coringa (Why ... so ... serious!!!! :D) e usando palavras educadas o tempo todo. Pedem desculpa até se você pisar do pé deles. Das duas uma: Ou entram numa espécie de transe ou ficam pensando o tempo todo em algum mantra para ter que agüentar tanto dejavu . De tudo o que acontece todo santo dia de expediente pra eles, nada deve mudar. Até mesmo os passageiros, que apesar de serem pessoas diferentes se comportam da mesma forma: Não estão nem aí para a fivela do cinto ou para o assento flutuante. Só querem chegar mais rápido em casa depois de comer muito confeito ou amendoins acompanhados de turbulências aterradoras e intermitentes.

“Srs passageiros do vôo 5832 com destino à Belo Horizonte e demais conexões. Dirijam-se ao portão 9.”

O Piloto é um caso a parte. Tanto que raramente consigo observá-lo no meio do resto do grupo antes de entrar na aeronave. É a estrela da turma. Consegue ser ainda mais curioso que todos os outros. Como uma pessoa consegue pilotar um avião e não sabe dar um aviso em inglês? Ou será que de sacanagem ele enche a boca de sucrilho e farinha e aposta com o co-piloto algum recorde de como falar cada vez mais rápido os avisos de sempre?

“Srs passageiros, última chamada para o vôo 5832 com destino à Belo Horizonte e demais conexões. Dirijam-se ao portão 9.”

Última chamada ... Era a quinta vez (nas minhas contas) que diziam isso. Incrível como brasileiro tem a cultura de não ser pontual. Mais incrível ainda como incentivam isso, pois observava os funcionários da empresa aérea aperreados falando: “Ainda faltam 16 ... 16!!!  Vou ver se acho mais alguém”. Fala de novo aí no som. Aí entra em cena o cara da voz: Um infeliz magrinho e tão baixo que quase subia no mic entoando um vozeirão totalmente desproporcional às suas dimensões. Um próprio Pavarotti (já observei que isso é bem comum tmb pois tinha na infância a mania de procurar o cara do supermercado que ficava anunciando as liquidações e sempre me decepcionar ao encontrá-lo e ver que não era parecido com o Elvis).

“Srs passageiros, última chamada para o vôo 5832 com destino à Belo Horizonte e demais conexões. Dirijam-se ao portão 9. Tô falando sério! Não vou chamar mais não!!!”


Enfim, vou terminar por aqui pois já estou tão cansado que nem sei mais se estou sonhando ou ouvindo o cara do som já com mais uma mensagem. Onde é que isso vai parar?

OBS : Inspirado por Alain de Botton, já que deixei (de forma proposital) para ler o último capítulo no livro (cujo título é “A Partida”) no fim de viagem, pedi para usar uma foto que Agda tirou com seu celular para ilustrar esse post. Ficou parecidíssima com a capa do livro.  Massa Não? Até o próximo post.

Um comentário:

  1. Legal Bro!

    O Melhor é quando você viaja em companhias que trabalham com vendas de lanches. Eles conseguiram criar a versão aeromoça do “Galego do Veneno”. Daqui a pouco eles vão ter a versão aeromoça do moleque do ônibus: “Eu podia tá matano, Eu podia tá roubano...”

    Tchau!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...