domingo, 24 de abril de 2011

Isobel & Mark

Faz tempo que sou muito fã do trabalho dos britânicos do Belle and Sebastian. Na verdade eles mereciam um post antes mesmo desse mas o fato (coincidência ou não) é que a fase dessa banda que mais adorava era justamente o período (1996-2002) que a escocesa Isobel Campbell contribuiu (os álbuns TigerMilk e When you´re feeling sinister são os meus favoritos) com seu violoncelo e maravilhoso timbre de voz. Depois de deixar o B&S, ela partiu para alguns trabalhos solo (que ainda vou falar por aqui) mas o que mais me enlouqueceu foi o resultado de uma parceria inusitada.

Isobel uniu suas delicadas cordas vocais com o vocal soturno (graças à genética e provavelmente muitas tragadas de cigarro. Taí uma boa utilidade para o tabaco :) ) de Mark Lanegan, ex vocalista da não tão conhecida banda grunge Screaming Trees. O resultado deu tão certo que eles já tem três trabalhos juntos (Ballad of the Broken Seas, Sunday at Devil Dirt e mais recentemente o álbum Hawk em 2010). A sonoridade dos álbuns da dupla é bem variada, passando pelos raízes norte-americanas do country, folk, blues e jazz (por conta de Lanegan) com um violão grave, pesado e agradabilíssimo aos ouvidos se fundindo à formação clássica de Isobel com suas composições e melodias maravilhosas com piano, violino, violoncelo, flauta e tantos outros instrumentos que fazem parte de sua cultura musical.

A fórmula "Bela e a Fera" não é nova. Lembro como eu adorava "Candy" com Iggy Pop e Katie Person do B-52s e como amava ainda mais (ainda amo mas fazia tempo que não ouvia) a música Where the Wild Roses Grow com Nick Cave e Kylie Minogue num outro dueto maravilhoso para o brilhante trabalho: Murder Ballads. Só que esse "casamento" de Isobel e Lanegan é que mais me preenche a alma no momento. Sabe uma coisa que te faz bem em ouvir? Que te dá paz? E outra ... o álbum combina muito com uma trilha para pegar a estrada. Como estamos planejando fazer isso em breve, já dá pra irmos ensaiando o clima ao som da dupla.

Para aqueles que se interessaram, recomendo que comecem ouvindo esse som por: Who Built the Road do segundo álbum da dupla: Sunday at Devil Dirt e depois sigam ouvindo todo o resto com calma, digerindo sem pressa. É um som arrebatador.

2 comentários:

  1. Mark Lanegan, ao lado de Chris Cornell, do Soundgarden, é uma das melhores vozes do grunge. O disco "Sweet Oblivion", de 1992, é um clássico.

    ResponderExcluir
  2. São dois vocais poderosíssimos mesmo. Obrigado por aparecer por aqui lil'sis

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...