sábado, 21 de maio de 2011

Figuras de nosso Estado #1

Pregoeiros são aqueles vendedores (de fruta, doce ou algum outro tipo de produto ou serviço fabricado/prestado de forma altamente amadora) que promovem sua estratégia de marketing e executam suas vendas de maneira única. Eles fazem algo tão genial que sua imagem acaba se tornando algo muito maior do que o que estão vendendo. Vou começar essa série de posts sobre folclore com um dos pregoeiros mais marcantes de nossa cidade até hoje: "O Galego do Veneno".
Genésio Rodrigues dos Santos trabalha há mais de 50 anos vendendo seus "venenos" sentado de maneira confortável e debochada, protegido do sol por uma sombrinha e falando o tempo todo ao microfone sua célebre frase: "Queeeeem quer veneno?"
A partir desse bordão, ele emenda outras pérolas como: "Façam fila, por favor!!!" , "Tem veneno pra todo mundo" e outras tiradas que dêem a entender que o negócio está bombando . No entanto, o fato é que nunca tem fila nenhuma pra comprar veneno e muita gente chega a dizer que os produtos vendidos não eram apenas aqueles anunciados pelo Galego, usados apenas para matar ratos, baratas e outros animais peçonhentos.
Sua imagem na rua do Mercado da Produção, ao lado dos trilhos do trem, já rodou o mundo e acredito que muitos lugares no mundo têm figuras assim  para animar nossos dias e trazer inspirações que se concretizem nos mais diversos tipos de manifestação cultural.
Como fui um privilegiado em minha infância, adolescência e mesmo até hoje ainda convivo com um grande número de personalidades desse naipe, devo seguir com outros posts sobre outras figuras parecidas em breve.

OBS: Queria deixar um link para um BLOG bem legal onde achei referências para esse post (incluindo a foto). O BLOG da Thay é um espaço super rico em referências sobre nosso Estado de cunho jornalístico e antropológico.

Um comentário:

  1. Olá querido! Muito obrigada pelos elogios! Fique a vontade para biscar informações no meu blog. Ando meio sem tempo de atualizar, mas sempre que escrevo algo que considero bacana, vou lá e posto!
    Sucesso aí! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...