domingo, 8 de maio de 2011

Livro do mês: Maio

Chegamos ao mês das mães, das noivas e de tentarem nos induzir pelas propagandas e tendências capitalistas para gastar com presentes, festas e outras formas de manifestação do demônio gastador :) (minha esposa e amigas adoram essa expressão criada por um primo meu) . No entanto, essa é uma das piores épocas (pelo menos para mim) para conseguir gastar com o que mais me faz bem: Viajar.
Maio quase não tem feriados (e nesse ano o único foi num domingo) e nunca dá pra tirar férias e assim, para que possa exercer essa atividade que tanto me faz bem, decidi mergulhar na (inicialmente) difícil leitura do filósofo-escritor Alain de Botton e uma de suas mais famosas obras, uma vez que o autor tem várias outras publicações sobre os mais diversos assuntos (muitos deles aparentemente banais mas que podem nos levar a maravilhosas infinitas divagações sobre nossas vidas).
Em "A Arte de Viajar", De Botton criou uma obra única (pelo menos para mim e até o momento em meu curtíssimo portfólio de livros lidos) tanto quanto a forma de escrever (altamente reflexiva) como na forma que foram estruturados os capítulos e partes do livro. Foi uma sacada conceitual fantástica onde são fragmentadas as principais etapas e características de uma viagem (partida, aeroportos, postos de gasolina, hotéis,  paisagens, retorno,...) e cada uma dessas partes/capítulos tem um "guia" que compartilha esse amor pelas viagens junto com o autor, descrevendo várias partes do mundo que deveríamos conhecer através da suas óticas, ideais e profusão de sentimentos.
Lendo "A Arte de Viajar" aprendemos história, geografia, arte e ainda conhecemos melhor  (ou até descobrimos) a vida de personalidades fantásticas como Baudelaire e seus brilhantes e revoltados textos, Edward Hopper e suas pinturas introspectivas sobre solidão na multidão, William Wordsworth e o dualismo Cidade-Campo refletido em nossa qualidade de vida, o expressionismo de Van Gogh e várias outras coisas que vão fazer qualquer leitor relevar sobre suas prioridades na vida.
Enfim, estou devendo a alegria de ler esse livro à minha amiga Giovana, que deu a dica. Vou ter que economizar mais ainda pra comprar outras obras do autor enquanto não chega a hora de partirmos para nossa próxima viagem, que não está longe ...  É melhor ir arrumando as malas! :)

Um comentário:

  1. As vezes (pra não dizer sempre) eu não entendo como alguns pessoas dão preferência em ter um carro novo, um celular da moda, ou uma roupa de grife, a fazer uma das coisas mais prazerosas e enriquecedoras na vida, que é viajar.
    Vai saber, né... ẃ como dizem: "Cada cabeça, uma sentença".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...